Barbie Salvadora tiene 20 años de edad, ninguna calificación y es voluntaria en África

Barbie Savoir

En castellano:

Barbie Savoir proyecto, sátira, llámalo X muy necesario. Dos chicas de 20 y pico son las creadoras de este perfil que de forma divertidísima trata de ironizar la idea (ya demasiado difundida) de los viajes de voluntariado superficial que en muchas ocasiones llenan nuestras timelines y egos pero en nada ayudan a las comunidades locales.

Las creadoras de la sátira utilizan la red social para ironizar sus propias vivencias como voluntarias. A pesar de lo que pueda parecer, la idea NO ES CRITICAR EL VOLUNTARIADO EN SI, pero sí que las personas se involucren en actividades de voluntariado de manera responsable, pensando en el desarrollo real de la comunidad en la cual trabajan y no simplemente en elevar sus egos desde sus privilegios eurocentristas o en la visión existencialista de aquél que piensa que va a ayudar desde su más imponente altruismo e inteligencia a los “pobrecitos”.

No os perdáis la publicaciones de Barbie Savoir, jamás pensé que publicitaría a la marca pero, es demasiado bueno. Y no caigamos en la trampa del ego. Yo la primera.

😂💜🌍

white-savior-barbie-on-instagram

 

 

barbie savior 3

En Portugués:

Todo mundo conhece alguém que conhece alguém que foi fazer voluntariado na África ou na Ásia. Quem sabe esse alguém pode ser até mesmo você. O fato é que hoje a ideia se tornou tão difundida que virou quase um clichê e muitas pessoas embarcam em uma viagem de voluntariado superficial, que só serve para encher nossas timelines com selfies lindas, mas que não ajudam em nada as comunidades que retratam. Afinal, estamos indo por elas, pelo mundo e pela sociedade, ou apenas para melhorar nosso ego?

Para criticar isso e mostrar que é preciso encarar o voluntariado com mais responsabilidade, duas meninas de 20 e poucos anos criaram um perfil no Instagram hilário com o nome Barbie Savior (ou “Barbie Salvadora”). Na conta, são compartilhadas fotos da boneca nas mais diversas situações, muitas delas comuns entre quem realiza trabalho voluntário em países africanos.

As criadoras da sátira, que preferem não se identificar, usam a rede social para ironizar suas próprias experiências. Porém, diferentemente do que possa parecer, a ideia não é criticar o voluntariado em si, mas mostrar que é importante que as pessoas se envolvam em atividades voluntárias de maneira mais responsável, pensando no desenvolvimento real da comunidade com a qual trabalham e não apenas em sentir-se bem consigo mesmas. Ou na visão assistencialista de quem acha que vai ajudar, do alto do seu altruísmo e inteligência, os “coitadinhos”.

Barbie Salvadora tem 20 anos de idade, nenhuma qualificação e é voluntária na África, embora nunca saibamos em qual país (e provavelmente ela também não!). Confere só algumas das publicações geniais do perfil: http://instagram.com/barbiesavior

Vía: http://www.hypeness.com.br/2016/04/projeto-usa-barbie-para-fazer-critica-divertida-e-necessaria-ao-voluntariado-superficial/

Samara Bezerra NicácioAutora: Samara Bezerra Nicácio

Foto portada: /culturestories.co/meet-africas-barbie-savior/

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s